domingo, 20 de novembro de 2016

Rotinas diárias

A minha pele não é fácil, nunca foi fácil e temo que nunca venha a ser! É por isso que desde há alguns anos aprendi que tenho que ter cuidados redobrado. Se com o corpo a coisa é mais ou menos fácil e com o uso de um qualquer creme gordo me vou safando a coisa complica-se quando se trata da pele da face. 

A pele da minha cara é complicada. Não é normal, nem seca mas às vezes é oleosa! 
Quando devia ter começado a usar cuidados anti-rugas estava a fazer o meu segundo tratamento anti-acne persistente e a explorar o mais possível o mundo dos cuidados para peles acneicas e durante quase um ano, tempo que durou o tratamento, tive de lidar primeiro com uma explosão de acne e depois com uma pele extra seca que me obrigava a cuidados constantes. Além disso durante o tratamento o Dermatologista que me seguia percebeu que também tinha rosácea.
Felizmente, durante e após este segundo tratamento a resposta da minha pele foi excelente e desde ai que tenho os problemas de acne totalmente controlados, e tive a sorte de não ficar com nenhumas cicatrizes. Mas, há sempre um mas, aprendi que tenho que cuidar todos os dias, que não posso deixar a pele por limpar e por isso tenho um conjunto de produtos que não dispenso. 
A lógica seria descrever os meus cuidados a começar pelos cuidados matinais, mas vou inverter a descrição e começar pelo meio. 

Diariamente pratico desporto, por norma ao final do dia, e é impensável para mim faze-lo com qualquer tipo de produto de maquiagem na pele. É por isso que nessa fase me desmaquilho, desde há algum tempo que o faço por questões de praticidade com a mousse de água micelar da La Roche-Pasay e hidrato com o bepanthene, pode parecer estranho numa pele sensível e meio louca aplicar um produto como bepanthene, mas comigo e não sei bem porque nesta fase do dia resulta muito bem. 



Antes de me deitar, é hora de limpar a sério a pele, nesta hora não dispenso desde há muitos anos o Leite de limpeza Roséliane da uriage, seguido por uma vaporização de água termal antes de aplicar outro companheiro de longa data Normaderm anti-age da Vichy que introduzi após terminar o tratamento para o acne, que me ajudou a evitar qualquer tipo de cicatriz e que me permitiu aliar o uso de um creme anti idade aos benefícios anti-acne, de uma linha à qual a minha pele já tinha dado excelentes resposta. 


Finalmente a manhã, desde há muitos anos que uso TODOS OS DIAS protetor solar, de verão fator 50+, no inverno no mínimo de 30. Não sou muito fiel a uma marca, apesar do ideal soleil da vichy ser excelente e ter transitado do verão para o outono numa versão com cor que me faz dispensar o uso de base. Mas o processo começa sempre com a limpeza de pele com o leite de limpeza da uriage e seguido de uma vaporização de água termal. 
A novidade na minha rotina surgiu há pouco mais de um mês, quando comecei a ver referência ao novo slow âge da Vichy achei que era um pouco do que a minha pele estava a precisar para esta mudança de estação. Ao início não foi uma relação fácil, a minha pele passou por um período em que me apareceram algumas borbulhinhas, e estive quase a deixar de o usar, mas decidi persistir um pouco e agora está incrível, apesar da indicação de que o slow âge atua nos sinais de envelhecimento em formação aquilo que noto na minha pele é que fica muito mais confortável ao longo de todo o dia. Quanto aos sinais de envelhecimento bem, espero que a longo prazo cumpra o que "promete". 


Avec Andreia

Sem comentários:

Enviar um comentário