quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Píodão - Fim-de-semana prolongado

Se há coisa de que gosto são fins-de-semana prolongados.
Se há coisa que gosto ainda mais é do vá para fora cá dentro. 
Se juntarmos os dois, maravilha. 
Em início de 2017 tinha planeado um fim-de-semana prolongado na Beira interior, há anos que me falavam maravilhas do Piódão e da Casa da Padaria, que por sinal pelos seus 4 quartos não é propriamente fácil de marcar. Marcar em Janeiro, aproveitar em Dezembro…
Depois do Verão e Outono caóticos em termos de incêndios e com a zona das beiras terrivelmente afetada foi difícil planear a viagem. Mas nunca pensei em não ir, agora mais do que nunca é preciso fazer mexer o turismo e visitar na mesma estes locais. Que garanto continuam a ter um encanto incrível. 
Dia um! Visitar Tomar, como é que nunca tinha ido a Tomar! Estava um frio de rachar, mas impossível não passear nas ruas e subir ao Castelo e Convento de Cristo. Seguir para o Piódão, já sabia que ia ser uma viagem longa, mas nunca pensei que fosse tanto, curvas e contra curvas por entre a serra, acho que a culpa também foi do GPS que tendencialmente nos indica os caminhos mais atribulados, tanto que o planeado era chegar ao anoitecer e ao anoitecer estávamos no meio da serra com um pneu furado, muito frio e nevoeiro… Longa historia… Durante algumas horas, entre o furo e até estar novamente quente, detestei o Piódão… Depois passou, ai por volta da hora do pequeno-almoço na Casa da Padaria, que é absolutamente de sonho, uma mesa familiar colocada com tanto carinho e continuamente a ser reposta. 
Após o pequeno-almoço era hora de voltar ao tema “pneu furado” tudo tinha sido fácil se houvesse rede, ainda por causa dos incêndios muitos dias não há rede móvel, telefone fixo ou televisão, mas aproveitamos para explorar as ruelas do Piódão e procurar rede. O dia de passeio foi para esquecer, apesar de termos ido passear por aldeias e aldeolas no meio da serra com motorista privado, o Sr. Do reboque. Voltar ao final do dia ao Piódão significou congestionamento automóvel, incrível num sítio com pouco mais de meia centena de casas, rede ainda não havia, e na barriga só o pequeno-almoço. Plano A: Banho quentinho, comidinha da boa e cura de sono. Havia muito tempo que não dormia tão bem e tantas horas. 
Foi uma pena não termos aproveitado os caminhos pedestres que abundam, nem termos ido a Linhares ou à Torre, mas às vezes são as pequenas alterações de planos que nos fazem desfrutar das situações, dos locais e da boa companhia.
Quero muito voltar ao Piódão, aquela aldeia de xisto com uma igrejinha branca no meio ficou no meu coração. 

Avec Andreia






Sem comentários:

Enviar um comentário